Newsletter

União Histórica no Arranque da Taça do Mundo de MTB/XCO

A edição deste ano da Taça do Mundo de MTB/XCO (UCI Cross-country Olympic) começa com um momento inédito: a união dos atletas em defesa do seu desporto. Através de um documento tornado público e amplamente partilhado pela comunidade global do MTB, os ciclistas manifestam a sua oposição às alterações propostas pela UCI e pela Warner Bros. Discovery relativamente aos pódios das competições.

Tradução do Documento Oficial

“Durante mais de 30 anos, o pódio na Taça do Mundo de Mountain Bike tem sido composto por cinco atletas. Um formato único na modalidade, que proporcionou a inúmeros ciclistas e equipas maior exposição e oportunidades. Para muitos, alcançar o pódio sempre significou estar no Top 5, um feito que valorizou a modalidade e fortaleceu a sua profundidade competitiva. Mais do que um reconhecimento individual, este formato permitiu que equipas mais pequenas ganhassem visibilidade e agregou valor aos atletas, patrocinadores e marcas que sustentam o mountain bike profissional.

No entanto, a Warner Bros. Discovery pretende reduzir o pódio para apenas três atletas – e a única razão para essa mudança é a conformidade. Para se alinhar com outros desportos. Esta decisão foi tomada contra a forte oposição dos atletas, ignorando a voz daqueles que são a verdadeira essência da modalidade.

Mas, como os nossos fãs sabem, o mountain bike nunca se baseou na conformidade. Desde as primeiras edições da Taça do Mundo, nos anos 1990, trilhámos o nosso próprio caminho e preservámos a nossa identidade única. Agora, sentimos que a maioria das equipas e ciclistas foi completamente ignorada nesta decisão.

Este é o nosso desporto, e não deixaremos que a conformidade lhe roube o caráter!
Exigimos o pódio de 5 atletas em 2025!”

Assinado por atletas e equipas

 

Partilha:

Artigos Relacionados